quarta-feira, 1 de novembro de 2017

CONVITE: Pesquisa para o Desenvolvimento de Plataformas Digitais para Educação - Formação do Ministério da Educação (MEC)




Prezado(a),


O Laboratório de Novas Tecnologias (Lantec) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convida-o(a) para construir coletivamente a Plataforma de Formação do Ministério da Educação (MEC). A motivação para o desenvolvimento desta plataforma surgiu da necessidade do MEC de expandir o acesso à formação continuada aos diversos atores do universo educacional.

A plataforma será materializada em um sistema de gestão de aprendizagem para promover a formação dos profissionais da educação de forma estruturada. Seus materiais de formação serão criados por instituições parceiras em demanda definida pelo MEC.

O público-alvo da plataforma é constituído por: professores da educação básica, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, dirigentes municipais e estaduais de educação, equipes técnicas das secretarias de educação, conselheiros escolares, conselheiros municipais, estaduais e nacionais de educação, pais, responsáveis e estudantes.

O objetivo da plataforma é oferecer conteúdo aberto e acessível. Serão abordadas temáticas variadas, integradas e articuladas dentro do universo educacional, e contemplarão, por exemplo: gestão, políticas públicas, legislação, cotidiano escolar, comunidade, etc. Oferecerá ainda: formações em diferentes formatos (módulos autoformativos, conteúdos abertos, trilhas formativas, etc.); ferramentas de gestão pessoal de aprendizagem; espaço para interação e boas práticas.

Por considerar e respeitar as diferenças e especificidades de cada região do país, solicitamos a colaboração do(a) Diretoria de Ensino Região de Presidente Prudente na divulgação deste e-mail e do nosso formulário para convidar voluntários para participação em pesquisas. Com a participação desses voluntários, vamos construir coletivamente uma plataforma de fácil utilização e coerente com as necessidades dos usuários e demandas socioeducacionais.

A equipe Lantec-UFSC agradece sua atenção e colaboração.

Atenciosamente,
Laboratório de Novas Tecnologias (Lantec)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)