quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Projeto Mediação e Linguagem 2017 (M&L 2017)


A equipe de Língua Portuguesa (CGEB) agradece a todos os professores responsáveis pela Sala de Leitura, professores colaboradores e alunos pelo sucesso do Projeto Mediação e Linguagem em 2017 (M&L 2017).

Foram mais de 500 trabalhos postados no YouTube, entre podcasts (radionovelas) e curtas-metragens (vídeos/animações). 

As adaptações foram feitas por alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, orientados por seus professores que, experimentaram o uso de alguns aparatos das tecnologias digitais de informação e comunicação para fazerem a transposição da linguagem literária para a cinematográfica ou radiofônica.

Partindo da literatura, fizeram uso de estratégias não apenas para lidar com tecnologia, mas também construir novos conhecimentos, por meio da reflexão sobre discursos e intenções que nos envolvem no cotidiano e são compostos por diferentes linguagens.

O M&L estabelece relações que começam na escola e se expandem para a vida, em expressão cultural que representa a diversidade em seus mais variados aspectos. Nesse sentido, cada participante do projeto passa de mero consumidor a produtor de objetos culturais.

Os resultados trazem evidências do desenvolvimento de habilidades para múltiplos letramentos e a importância da transdisciplinaridade. 

Assim, parabenizamos a todos que, com o M&L, além de desenvolverem habilidades de leitura, escrita e oralidade, também conseguiram agregar mais tolerância à convivência com a diversidade cultural e, principalmente, com o outro. 

Visite e conheça alguns trabalhos no Blog Mediação e Linguagem: